Projeto de Instalação Hidráulica: dicas para uma rede segura e sem Problemas

Na construção de um imóvel – seja casa, prédios ou da área industrial -, uma das etapas mais importantes é a instalação hidráulica. Essa parte é o sistema de abastecimento, distribuição e escoamento de água, sendo composta por: pelos projetos arquitetônico e hidráulico, caixa d’água, redes de distribuição de água...

Compartilhar ARTIGO

WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Telegram
Email
Twitter

Projeto de Instalação Hidráulica: dicas para uma rede segura e sem Problemas

Na construção de um imóvel – seja casa, prédios ou da área industrial -, uma das etapas mais importantes é a instalação hidráulica. Essa parte é o sistema de abastecimento, distribuição e escoamento de água, sendo composta por: pelos projetos arquitetônico e hidráulico, caixa d’água, redes de distribuição de água fria e quente, coleta de esgoto e águas pluviais. Essa instalação é um trabalho com certa complexidade, e que exige o serviço de profissionais capacitados, além de materiais de qualidade e adequados para cada parte.

Quando o projeto hidráulico não é feito de maneira correta, as dores de cabeça podem ser grandes. O menor dos erros pode se tornar um grave problema no futuro, envolvendo situações como infiltrações, vazamentos e até o interrompimento do fornecimento de água para todo o imóvel. E aí, o conserto para cada uma dessas situações se torna algo maior do que o planejado, fugindo do orçamento e de prazos para finalização de construções e/ou reformas.

Quais as etapas da instalação Hidráulica?

A equipe de profissionais que irá ficar responsável pela implantação do sistema hidráulico de um imóvel, precisa seguir um passo a passo que é composto por detalhes e precisa de uma atenção especial.

No início, na parte chamada de planta baixa, será colocado onde serão instalados equipamentos como: registros, chuveiros, pias, duchas, ralos, grelhas, tanque, máquina de lavar e etc. Todos esses itens são chamados de elementos hidráulicos. Seguindo, no projeto complementar, é definida a parte técnica da instalação hidráulica, mostrando onde irão passar as tubulações, os tipos de tubos e conexões, característica de cada parte, posição e suporte da caixa d’água, entre outros assuntos.

Para finalizar, os profissionais responsáveis entram para a fase de acabamento, para aí o profissional da instalação colocar as louças sanitárias, as torneiras e finalizar todo o serviço.

Tipos de instalação Hidráulica

Assim como as etapas do sistema hidráulico, também há variados tipos de instalação desse tipo. Conhecer as especificidades de cada uma é muito importante, para respeitar o cronograma ideal do serviço, e poder finalizar esse trabalho de forma ágil e completa, diminuindo ou até eliminando qualquer tipo de contratempo que pode surgir, caso a instalação seja feita de maneira não profissional.

Vamos conhecer esses tipos:

  • Instalações de água fria: Com o objetivo de abastecer os pontos de uso de água de um imóvel, são compostas por dispositivos, reservatórios e equipamentos, além de um conjunto de tubulações – sendo chamado de rede de distribuição. Essa rede de distribuição é formada, de forma geral por Barrilete (conjunto de tubulações que se origina no reservatório e alimenta todos os ramais prediais), colunas de distribuição (estão presentes no barrilete e distribuem a água para os ramais), ramais (recebem a água das colunas e distribuem para os sub-ramais nos pavimentos) e sub-ramais (tubulações que alimentam diretamente as peças de utilização);

  • Instalações de água quente: Responsável por aquecer e distribuir a água aquecida para chuveiros e pias. Em residências há, geralmente, os aquecedores elétricos ou a gás, mas podemos encontrar, cada vez mais, a placa solar, que são econômicas e sustentáveis;

  • Rede de esgoto: Essa parte fica a cargo em retirar os efluentes que surgem no sistema hidráulico sanitário, nos ralos e nas pias, enviando para o sistema de esgotamento da cidade. O processo até chegar na fase do esgoto público passa por uma coleta da água suja por uma caixa de gordura, que evita entupimentos e deve ser limpa de seis em seis meses;

  • Rede de águas pluviais: Essa rede é responsável pelo escoamento das águas das chuvas. Todo esse sistema é feito por meio de bocais de escoamento, calhas, tubos de coleta de água e grelhas. Assim como a água do esgoto, ela não é potável, mas pode ser armazenada em cisternas para reuso em jardim ou descargas.

Diferenças entre instalações hidráulicas para indústria e residências

Quando pensamos na estrutura para um estabelecimento industrial, algumas demandas irão se desenvolver de forma diferente às demandas residenciais, tanto devido ao fluxo de pessoas como também a outros pontos, como o maquinário. Portanto, é extremamente importante garantir a qualidade e profissionalismo das instalações hidráulicas industriais. Afinal, elas irão garantir um ambiente preparado, sem interferências que podem prejudicar diversos setores da produção industrial.

A parte hidráulica para indústrias possuem componentes em comum com as residências, mais simples, como: abastecimento de água, abastecimento de gás, redes de ar comprimido, coleta e afastamento de esgoto e águas pluviais. Porém, outras demandas surgem, como os sistemas de proteção e combate a incêndios e as linhas de resfriamento, entre outros.

Devo contratar uma equipe profissional?

Como já falamos anteriormente, o sistema hidráulico é algo muito importante, que influi no funcionamento do abastecimento de água, estrutura física e esgotamento sanitário. E algo que contribui para que tudo continue acontecendo de forma a garantir uma boa produção ou um lar acolhedor e seguro precisa ser cuidado por uma equipe profissional, que é capacitada e entende as principais demandas primárias e também que podem aparecer durante e após a instalação.

A Rocha possui profissionais atualizados e prontos para que a instalação do sistema hidráulico seja feita de forma segura e rápida, com resultados satisfatórios para os diversos tipos de clientela. Para saber mais, entre em contato com a gente!