Porque todas as casas precisam ter uma rede de esgoto? O acesso aos serviços de saneamento básico é um direito de todos, consta nas diretrizes da Lei Federal nº11.445/2007, que determina que todos os domicílios, rurais ou urbanos, tenham acesso a serviços de água, resíduos e drenagem pluvial.
No entanto, ainda há muitas pessoas que vivem sem água tratada no Brasil, convivendo com doenças, mau cheiro, entre outros problemas.
Neste texto você irá conhecer o que é uma rede de esgoto, quais os benefícios de se ter uma ligação na rede. Também irá saber o que se pode fazer quando não tem rede de esgoto na sua comunidade.
Além disso, conheça sobre como proceder para fazer uma conexão no esgoto, quanto aos responsáveis técnicos, impostos. Veja sobre valorização do imóvel e as mudanças que ocorrem em uma comunidade com saneamento básico. Continue a leitura!
Como funciona a Rede de Esgoto?
A rede de esgoto é um conjunto de tubulações que transportam o esgoto para as estações de tratamento da água residual. De forma que retorne ao meio ambiente, contribuindo para a preservação dos mananciais.
O sistema de esgoto é composto por:
- Bacia de Drenagem
- Caixa de passagem
- Ligação Predial
- Coletores
- Estação elevatória de esgoto
- Estação de tratamento de Esgotos
- Rede Coletora
- Interceptor
Confira, a seguir, as cinco etapas do processo de tratamento de esgoto.
- Gradeamento
Nessa etapa o retido os materiais mais grosseiros para deixar o líquido livre dos resíduos.
- Desarenação
O material chega ao processo de remoção de todos os detritos sólidos, através do processo de sedimentação. Materiais como: areia, pedriscos e cascalhos vão para o fundo do tanque.
- Tratamento Biológico
O líquido é exposto à ação de seres microscópicos que promove reações bioquímicas e condensam em flocos de lodo a matéria orgânica até que estejam dissolvidos.
- Decantação
Nesta fase o lodo formado na etapa anterior, vai para o fundo do tanque separando-se da parte líquida, que se encontra livre de impurezas. Esse material sólido pode ser utilizado na agricultura, como biossólido.
- Descarte
O lodo, nesta etapa, é desidratado e levado para um aterro sanitário. Logo o material que resta é tratado e devolvido para o meio ambiente.
Em alguns casos passando por mais alguns tratamentos mais avançados esse material pode se transformar em água de reuso, que contribui para a preservação de água potável.
Saiba quais são os benefícios de fazer a Ligação na Rede?
É de responsabilidade dos usuários, providenciar a ligação de sua residência ou estabelecimento comercial na rede de esgoto.
Conheça os três benefícios principais de fazer a ligação na rede de esgoto:
- Garantia de saúde para a comunidade e família
A falta de saneamento básico está relacionada com doenças como: diarreia, dengue, infecções gastrointestinais. Essas doenças podem ser evitadas com a conexão de água e esgoto nos imóveis
- Preservação do meio ambiente
O crescimento das cidades e a falta de destinação e planejamento dos dejetos está associada à poluição. Isso se dá porque ainda há pessoas que não possuem seus esgotos coletados de forma adequada.
Ainda se encontra em muitas residências fossas rudimentares, esgoto a céu aberto, que sem nenhum tratamento penetram diretamente no solo ou em corpos d’água, resultando em contaminação.
O que fazer quando ñao tem rede de Esgoto
Existem muitos lugares que ainda não tem acesso a rede de esgoto. Uma alternativa é o uso de fossas sépticas. Veja abaixo sobre o que é uma fossa séptica e como utilizá-la.
Cabe salientar que a fossa séptica é uma medida paliativa para regiões onde o serviço de saneamento básico ainda não está disponível.
O que é uma fossa séptica?
É uma unidade de tratamento primário, onde é coletado dejetos gerados em uma residência. Os sólidos do dejeto se sedimentam no fundo da estrutura e da gordura contida no esgoto ficando retidas.
É realizado a cada seis meses, manutenções e limpezas regulares por empresas especializadas para fazer a retirada da água e da lama.
Quem é o responsável pela rede de Esgoto?
Para a conexão da rede de esgoto, é necessário entrar em contato com a Companhia de saneamento básico da sua cidade. Mas antes, é de responsabilidade do proprietário preparar as tubulações para interligá-las à rede pública.
Vou solicitar a ligação na rede, qual a documentação necessária?
Para solicitar a ligação é fundamental apresentar algumas documentações como:
- Documentos Pessoais, RG e CPF do usuário
- Comprovante de pagamento do IPTU, que informe o endereço do imóvel
- Escritura do imóvel ou contrato de Aluguel
- E em algumas situações, um projeto de ligação do esgoto aprovado pela prefeitura
Seu imóvel fica mais valorizado conectado à rede de esgoto, saiba mais!
Imóveis que têm ligação à rede de esgoto podem ter uma valorização de até 18%. Mas qual seria o motivo desse aumento no valor do imóvel? Segundo dados de pesquisa, o saneamento básico acrescenta um aumento na melhoria da qualidade de vida.
Preciso pagar alguma taxa pela rede de Esgoto?
O tratamento de esgoto é essencial para uma vida sustentável. Para custear os tratamentos do dos dejetos é cobrada uma taxa de serviço adicional, que consiste na coleta pública e transporte do material até as estações de tratamento, onde o esgoto é tratado para depois ser devolvido ao meio ambiente dentro dos padrões ambientalmente adequados.
O que muda para minha família e pela comunidade?
O saneamento básico garante qualidade de vida e desenvolvimento da sociedade. O contato com esgoto e o consumo de água sem tratamento estão ligadas à altas taxas de mortalidade infantil e doenças
Uma delas é a febre tifóide, normalmente causada pelo consumo de água ou alimentos contaminados. Essa contaminação se dá quando o indivíduo entra em contato com esgoto exposto a céu aberto, por exemplo.
O esgoto também afeta o desempenho escolar e a produtividade de crianças, jovens e adultos.
Conclusão
Enfim, a ligação na rede de esgoto é uma ação necessária para garantir a qualidade de vida de toda uma comunidade. Devido a isso, é possível ter um imóvel valorizado, uma cidade mais atrativa, desenvolvida, sem doenças comuns a falta de saneamento básico.