Conheça as diferenças entre Vazamento e Infiltração

Você conhece as diferenças entre vazamento e infiltração? Ambos são problemas frequentes que atingem todos os tipos de imóveis e podem gerar muita dor de cabeça. Por isso, neste artigo você vai conhecer as diferenças entre vazamento e infiltração, bem como as formas de tratá-los e evitá-los. Apareceu uma mancha...

Compartilhar ARTIGO

WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Telegram
Email
Twitter

Conheça as diferenças entre Vazamento e Infiltração

Você conhece as diferenças entre vazamento e infiltração? Ambos são problemas frequentes que atingem todos os tipos de imóveis e podem gerar muita dor de cabeça.

Por isso, neste artigo você vai conhecer as diferenças entre vazamento e infiltração, bem como as formas de tratá-los e evitá-los.

Apareceu uma mancha na parede, será vazamento ou infiltração?

Embora tenham a mesma origem, a água, infiltração e vazamento não são a mesma coisa. E conhecer a diferença entre eles é fator decisivo para resolver o problema.

Assim, a infiltração está ligada a problemas estruturais, enquanto o vazamento tem relação com canos e tubulações.

Infiltração é a mesma coisa que vazamento?

Apesar de confundir muita gente, infiltração e vazamento não são a mesma coisa.

Assim, a infiltração é um excesso de umidade provocado pela água que passa por determinado lugar.

Por outro lado, o vazamento é um buraco ou abertura em uma estrutura provocada pela passagem da água.

Além do mais, o vazamento produz uma quantidade maior de água e de pressão em relação à infiltração.

Sendo assim, o vazamento pode acontecer a qualquer instante. Já a infiltração tende a ocorrer em épocas de chuvas, por exemplo.

Diante de tudo isso, é preciso salientar que existe mais de um tipo de infiltração. Continue a leitura para saber mais.

Quais os tipos de Infiltração

Para resolver problemas de infiltração é preciso determinar o tipo de infiltração. Assim, cada uma delas pode ter uma origem diferente. Desta forma, existem quatros tipos diferentes de infiltração. São elas, infiltração por:

  • Condensação
  • Ascendente por capilaridade
  • Pressão negativa
  • Intempéries

Conheça nos tópicos seguintes um pouco sobre cada um dos tipos de infiltração.

1.- Infiltração por condensação:

A infiltração por condensação ataca, principalmente, os banheiros. Sua origem se dá quando partículas de vapor encontram-se em uma superfície fria e assim voltam ao sesto líquido. 

Ou seja, se condensam. Sendo assim, o banheiro é um dos locais que mais sofre variação de temperatura. Por isso, a infiltração por condensação é mais comum nos banheiros.

E para evitar esse problema invista na ventilação do ambiente. Desta forma, você pode usar exaustores ou janelas. Assim, o vapor é eliminado rapidamente.

2.- Infiltração ascendente por capilaridade

A infiltração ascendente por capilaridade é provocada pela má impermeabilização nos materiais usados no piso e alicerce. Diante disso, a umidade penetra nos poros do concreto e da argamassa e se infiltra aos poucos. No entanto, com o tempo, rachaduras começam a aparecer.

Para evitar essa situação é preciso utilizar impermeabilizantes para pressão negativa, além de usar aditivo impermeabilizante rígido no concreto.

3.- Infiltração por pressão negativa:

Mais frequente em residências e em construções de prédios, devido à impermeabilização mal feita.

Na infiltração por pressão negativa, a umidade do solo se infiltra pelas paredes.

Por isso, é mais comum em áreas que ficam abaixo do lençol freático ou em locais em que há grande incidência de chuvas.

Desta forma, para evitar o problema,é preciso criar barreiras como o uso de mantas

4.- Infiltração por intempéries:

As intempéries são a causa mais comum de infiltração nos imóveis. Ou seja, a ação das chuvas nas paredes e telhados.

Desta forma, se a parede ou telhado possui uma fissura, a água penetra por ela e se acomula na estrutura da construção. Daí vem a infiltração.

Sendo assim, para se prevenir contra esse problema é preciso atenção na instalação e manutenção das calhas e usar hidrofugantes no telhado.

Como descobrir e identificar um vazamento de água?

Diferente da infiltração, o vazamento causa aberturas e buracos na estrutura. Além disso, no vazamento, é possível ver uma quantidade de água e de pressão.

Sem falar que o vazamento pode acontecer a qualquer momento. Basta que um cano ou tubulação apresente algum problema.

De forma geral, os vazamentos são silenciosos e por isso são perigosos. Assim, quando demoram para serem descobertos, podem causar:

  • Apodrecimento de estruturas, 
  • Umidade
  • Surgimento de fungos
  • Necessidade de reformas

Um dos fatores para identificar vazamento de água é o aumento da conta de água. Além disso, procure por vazamentos periodicamente, pois lembre-se que eles podem ser silenciosos. Então, prevenir é melhor do que remediar. 

Verifique também paredes e teto. Nestes locais procure por alterações de cor, por mofo, bolor, parede fofa, azulejos soltando, entre outros.

E um dos mais difíceis de perceber é o vazamento subterrâneo. Neste caso, o melhor indicador é a conta de água.

Quais os principais problemas que podem causar vazamento de água?

Os principais problemas de vazamento de água são:

  • Tubulações externas e reservatórios
  • Locais de uso e consumo de água, como banheiros, cozinha
  • Bóias
  • Bombas
  • Registros

Portanto, é sempre bom ficar de olho nestes itens para identificar um vazamento tão logo ele surja e evitar problemas mais sérios.

Telha quebrada pode ser um problema na sua Laje

Telhas quebradas são uma grande dor de cabeça. E pior quando se tem uma laje e não é possível observá-las diretamente.

Assim, quando uma telha quebrada, causa vazamento de aǵua da chuva. Com o tempo, essa água se infiltra pela laje causando vazamento nos cômodos logo abaixo. Além disso, pode afetar a estrutura da lane e causar mofo, por exemplo.

Problemas nas Tubulações

Problemas nas tubulações causam vazamentos e podem gerar gastos e trazer muitas dores de cabeça. Atualmente, o material mais utilizado nas tubulações é o PVC. E com o tempo, alguns problemas podem surgir como:

  • Tubulação antiga
  • Alterações químicas por conta da exposição ao sol
  • Variações de temperatura, que desgastam sua superfície

No caso das tubulações a melhor prática a se adotar para evitar estes problemas é a manutenção periódica e escolha de materiais de qualidade.

Calhas entupidas por falta de Manutenção

A falta de manutenção nas calhas, provoca seu entupimento e com isso gera vazamentos. Além disso, pode servir de criadouro para mosquitos, como o da dengue.

Desta forma, é preciso se atentar para fazer manutenções periódicas nas calhas que envolvem limpeza e desobstrução. Adotando essas práticas, você evita vazamentos e ainda cuida da sua saúde e de sua comunidade.

Paredes com fissuras ou Rachaduras

Paredes com fissuras ou rachaduras podem ocasionar vazamentos e infiltração. Neste caso, se notar que há vazamento através de alguma parede, é preciso realizar um trabalho de impermeabilização da parede. Desta forma, você se livra do vazamento e evita que outros apareçam.

Conclusão

Vimos para evitar vazamento e infiltração, o ideal é fazer verificações e manutenções periódicas. A prevenção sai mais barata que o conserto.

Além disso, a infiltração é um excesso de umidade, enquanto o vazamento é um buraco na estrutura provocado pela água.

Portanto, agora que você conhece as diferenças entre vazamento e infiltração, adote uma postura preventiva e assim estará livre desses problemas.